Uma das principais metas das empresas são manter uma posição financeira equilibrada, onde tenha capacidade de honrar seus compromissos respeitando os vencimentos e em contra partida as atividades operacionais sejam desempenhadas sem prejuízos, com isso é necessário uma organização financeira.
Para auxiliar os empreendedores na gestão do dia a dia, o Fluxo de Caixa é uma ferramenta onde registra-se o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa, ou seja, o que recebe e o que se paga no negócio. Através da utilização do fluxo de caixa é possível obter informações claras sobre a saúde financeira da empresa, por exemplo, qual o período de crescimento no faturamento e quais são as despesas que impactam maior desembolso.
Vale a pena ressaltar a importância da análise empresarial, pois através do estudo dos números é possível detectar os pontos positivos e negativos, avaliar se as receitas serão suficientes para quitar os compromissos previstos, projetar alterações nos preços dos produtos ou serviços, mensurar se a empresa possui uma margem de segurança mensal no caixa, verificar se os recursos financeiros são capazes para manter as operações funcionando ou se haverá necessidade de negociar um empréstimo bancário. Com o fluxo de caixa em mãos, os empreendedores conseguem antecipar as ações e buscar soluções inteligentes para o seu negócio.
Para que o fluxo de caixa possa nortear a gestão da empresa é necessário um controle apurado das receitas e despesas, fazendo-se necessário o registro completo de toda a movimentação. Além disso é importante uma atualização periódica dos dados para que as interpretações e análises sejam coerentes com a realidade da empresa. Dessa forma, o empreendedor será capaz de administrar com segurança e direcionar o negócio para o crescimento financeiro.